Devaneios sobre o processo criativo

Em 2014, tive a oportunidade de estudar um semestre no exterior. Fui de mala e cuia para Santa Fe, nos Estados Unidos, para viver o meu american dream de morar dentro de uma universidade, no caso Santa Fe University Of Art and Design. Lá, tive uma disciplina chamada Creative Process. Toda sexta-feira, das 09h às 12h45, o professor David Grey abria discussões sobre o nosso processo criativo, analisando como ele pode ser influenciado pelas nossas emoções, ambiente e crenças.

As aulas começavam com uma prática de meditação de, pelo menos, 15 minutos. Cada aluno recebia um tapete e uma almofada especiais para meditar. David sempre deu total liberdade para os alunos escolherem entre o tapete e as cadeiras para essa prática. Todos sempre escolhiam o chão e assim, sentávamos perfeitamente alinhados.Devo admitir que tenho muita dificuldade para meditar. De todas as práticas realizadas, tive apenas duas tentativas bem sucedidas. Sempre me achei muito calma e tranquila, mas quando eu sentava e tentava focar ou relaxar, todos os milhões de pensamentos de toda a semana turbilhavam na minha cabeça. De músicas horríveis à lembranças de infância, é difícil dizer o que eu NÃO pensava durante toda a prática. Descobri que o meu processo criativo precisa e vive de música. O silêncio não funciona muito comigo.

Apesar do meu absoluto fracasso com a meditação, tive alguns insights bem significativos durante as aulas. Um deles veio com um simples trecho de um livro de Mary Corita Kent, uma artista/educadora/freira norte-americana fantástica:

“A criatividade pertence ao artista em cada um de nós. Criar significa relacionar. A raiz do significado da palavra arte é “encaixar”, e nós fazemos isso todos os dias. Nem todos somos pintores, mas somos todos artistas. Cada vez que encaixamos algo estamos criando – seja para fazer um pão, um filho, um dia.”

Absolutamente incrível, não? É impressionante ver como um único trecho de um texto de uma aula da faculdade pode fazer tanto sentido e abrir a tua cabeça. É mais fantástico ainda se dar conta que, às vezes, vemos as coisas tão quadradas ou fazemos tudo tão no modo automático, que não percebemos que cada ação é uma criação, que cada momento na vida pode ter um significado ou um efeito. Se ficarmos atentos ao que acontece em nossa volta e conscientes das nossas ações, poderemos ver um imenso mar de possibilidades e arte. Afinal, somos todos artistas – da nossa vida, da nossa casa, da nossa família, da nossa profissão.

8 comentários sobre “Devaneios sobre o processo criativo

  1. Perfeita a tua reflexão !!!
    ”Cada um teu o seu jeito”. Assim eu já dizia aos pequenos do Maternal quando eu era sua Professora, para que cada um identificasse sua forma de ser!!!!
    Muito bom!!!

    Curtir

  2. Belíssimo entendimento desse processo todo que viveste! Adorei o texto e tudo o que ele nos transmite. Parabéns Luiza!!!! Principalmente por teres aproveitado tanto este semestre tão enriquecedor.

    Curtir

Deixe um comentário

