Devaneios na casa da Vó

Casa de vó é um lugar mágico. Hoje, estou sozinha na casa da minha porque ela foi ao circo com a minha mãe e os meus primos. Eu não fui junto por causa do meu pavor por palhaços. Mas isso é assunto para outro momento…

Eu tenho um amor especial por essa casa. Eu já fiz três mudanças, já morei no Rio de Janeiro e voltei, mas a casa da minha vó é sempre a mesma. Quando eu era pequena, os natais maravilhosos eram aqui. Quando eu dormia na casa dela, ela sempre preparava um jantar especial à luz de velas, com a louça mais bonita. Eu ficava me achando a pessoa mais adulta e maravilhosa do mundo. Depois que me mudei para o Rio, passei algumas férias de inverno aqui. Passava os dias vendo os filmes que ela pegava comigo na locadora ou indo ao cinema com ela. E depois de mais velha, vieram as jantas especiais, as maratonas de series e os cochilos à tarde.

A minha vó não é uma vó tradicional, do “tempo antigo”. Ela é uma vó moderna, sempre conectada no Facebook e que lê 50 Tons de Cinza. Ela fala de sexo, ensina a fazer drinks e está sempre na academia. Ela se fina rindo do video da Vanessão e assiste Grey’s Anatomy. Ela tem apelidos – Mamita, Mamitz, Mitz, Baba, Véia Quaker ou Véia – e nunca foi chamada de vó por nenhum neto. Ela foi Miss Universitária Gaúcha, é professora de Educação Física, foi guia de turismo, faz quadros e morou no Uruguai. Faz bolos maravilhosos, como uma boa vó antiga.

E a casa é bem a cara dela. Bonita, cheia de quadros e de vida, com lembranças de viagens, muitas rolhas de vinho, antiguidades da vó Cora, duas televisões – o meu vício televisivo é genético – e com aquele cheirinho da minha véia amada.

Deixe um comentário

